Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Convite aos solteiros (no clima do dia dos namorados)


Não é porque você está solteiro que ficará triste no dias dos namorados, certo?





Caso você seja aquele que está se sentindo super triste te convido a fazer um mergulho em você mesmo e aproveitar para se conhecer um pouco mais.

Todo mundo quer se sentir amado e se sentir importante, mas não precisa estar namorando para que isso aconteça.

Antes de estar em um relacionamento, para que seja um relacionamento saudável é indicado que você esteja bem com você mesmo.

Muitas vezes pode achar que está pronto para um relacionamento, mas pode não estar.

Como saber? Aqui segue algumas dicas.

Primeiro passo:

Envolve autoconhecimento é checar como anda sua autoestima.



  
Considere as perguntas abaixo, e tente responde-las com sinceridade.

Você gosta do jeito que se expressa fala e se comunica?
Tem dificuldade de receber elogios?
Consegue expressar suas conquistas de forma tranquila?
Consegue lidar bem com críticas e reconhece seus erros?
Você costuma estar em harmonia entre o que você diz e o que você faz?
Não tem muita dificuldade de lidar com situações novas?

Respondendo as questões acima sinceramente, você pode ter uma noção como está sua autoestima. Se estiver à vontade com a forma que se expressa, recebe elogios sem muita dificuldade, tem facilidade para falar sobre suas conquistas, consegue lidar com as críticas e consegue reconhecer seus erros, caso note que há afinidade das coisas que você diz e pensa com as suas atitudes e as situações novas não te causam tanta aflição ou ansiedade indica que sua autoestima está elevada.

Nem todos conseguem estar assim, aliás, muitos não conseguem. Certamente você notou que tem algo a melhorar ao responder uma das questões sinceramente.

E porque tudo isso? Autoconhecimento é fundamental para ter um relacionamento saudável. Caso esteja triste porque está sozinho e está de saco cheio de tanto romance no ar tente usar isso a seu favor.

Incentive-se a melhorar. Isso irá te ajudar em todas as áreas de sua vida e não somente na área afetiva.

Não estou querendo dizer que você está sozinho devido aos seus defeitos, estou dizendo que quanto melhor estiver com você mesmo maior probabilidade de ter um relacionamento saudável.

Segundo passo é reconhecer suas qualidades


Nem sempre lembramos nosso valor. E quando reconhecemos nossas qualidades nos sentimos mais confiantes, e ajuda a ter um relacionamento muito mais saudável.

Liste suas qualidades, procure lembrar sempre delas. Como ela te ajuda a ser uma pessoa melhor?

Terceiro passo é reconhecer suas limitações e não se desanimar.



Todos tem limites. Quando nos conhecemos melhor e conhecemos nossos limites temos maior possibilidade de agir e fazer escolhas mais adequadas.

Em um relacionamento quando conhecemos nossos limites temos menos possibilidade de projetar no outro dificuldades nossas.

Quarto passo estar bem com você mesmo


Parece brega dizer "Esteja bem com você mesmo", sim parece mesmo. Porém, se você conseguir sentir a sensação de sentir-se bem com você mesmo, irá entender que não é algo utópico que só serve para ser uma frase de efeito, é possível e você pode sim conseguir. Pode ser que não seja fácil, mas é possível.

Todos os passos anteriores tem o objetivo de ajudar você estar bem com você mesmo.

Se conseguir estar bem emocionalmente, procura estar bem fisicamente também e tem maior facilidade para lidar com as dificuldades que constantemente enfrentamos na vida. Conseguir ficar sozinho e fazer o que gosta. Ter seus planos e seus objetivos.  Um dos seus planos, imagino eu, é estar com alguém, nem por isso você pode deixar de ter seus planos.


Lembrando: Todo mundo quer se sentir amado e se sentir importante, mas não precisa estar namorando para que isso aconteça.  Pessoas com a autoestima alta tem maior confiança, é mais persistente em seus objetivos, tem maior possibilidade de conquistar o que querem, e isso leva a ter um humor mais saudável, ser uma pessoa mais agradável e ter relacionamentos mais felizes.


Esse é um texto faz parte de um trabalho de esclarecimento, não tem fins terapêuticos.

VEJA TAMBÉM:

Dependência Emocional

Sua tristeza tem valor?

Amor patológico

Dicas para melhorar a autoestima




Nenhum comentário:

Postar um comentário