Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Dicas para melhorar a autoestima




O primeiro passo para elevar a autoestima é reconhecer que ela está baixa. Clique aqui e veja as características da baixa autoestima.
O segundo passo é autoconhecimento. É fundamental que reconheça seus valores e seus limites. Reconhecer seus defeitos sem se deprimir com eles.



Fazer o que gosta é algo que ajuda e estimula muito na autoconfiança. Influencia no sentimento de bem estar. Caso você não esteja no trabalho dos seus sonhos e te faça mal, procure um hobby e tente faze-lo sempre. Claro que o fundamental é procurar outro emprego, mas enquanto é necessário estar em um lugar que não quer, porém precisa é importante buscar fontes de prazer fora e se possível dentro do ambiente de trabalho. Para fazer o que gosta é necessário se conhecer. Se fizer trabalhos manuais  por exemplo, te faz bem, mesmo que não seja muito bom procure fazer mais vezes. Comece pelos trabalhos mais fáceis. E não deixe de valorizar o que você produz.



 Ouvir a música que gosta e aproveitar o momento da música e pensar nas suas qualidades. Relacione suas qualidades, reflita sobre elas, reconheça os momentos que elas te ajudaram. Se fizer isso ouvindo a música que gosta pode acontecer que toda vez que ouvir a música que você tanto gosta te faça lembrar das suas qualidades também.


E lembre-se reconheça o seu trabalho, valorize o que produziu. Olhe para traz veja suas conquistas. E se está difícil seguir em frente, trace seus objetivos, depois crie tarefas para chegar ao objetivo. Comece com tarefas pequenas, que sejam fáceis de fazer, com o tempo vai aumentando a tarefa à medida que for se sentindo confiante. Relacione suas conquistas, lembre-se delas sempre que possível.



Diminua as autocríticas, busque não se cobrar tanto. Cobrar de nós mesmo o melhor é necessário, mas tudo tem seu limite, quando a autocrítica é muito rígida faz o efeito oposto, em vez de te ajudar a crescer só faz com que você se sinta pior e não consiga realizar o que deseja. Tende a diminuir a motivação. Então, tente pegar mais leve com você, respeite seus limites.



Pessoas com baixa autoestima geralmente tem dificuldade de dizer não. De forma geral porque acredita que pode perder a amizade se não atender ao pedido do outro por se sentir inferior a ele. Tente começar a dizer não, pode ser difícil, mas faça o teste e irá perceber que dizer não para o outro respeitando seus limites, sua vontade é algo positivo pra você. Considere o contexto, reflita.

São dicas que podem ajudar, mas nada substitui a orientação de um profissional. Dependendo como está sua autoestima, se tiver muito baixa, a busca de um profissional é fundamental.

Este texto faz parte de um trabalho de esclarecimento. Não tem fins terapêutico.

VEJA TAMBÉM:

Mais dicas para melhorar a autoestima

Porque ele não fala?

Amor patológico

5 diferenças entre conversa de amigos e psicoterapia

Sua tristeza tem valor?

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário