Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Sua tristeza tem valor?

Antes de falar um pouco de tristeza quero convidá-lo a assistir o vídeo abaixo que fala sobre emoção. É bem ilustrativo. São 4 minutos. Vídeo do canal minutos psíquicos .  
Recomendo a se inscrever nesse canal.






 Se você viu o vídeo constatou que as emoções "são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de mudanças percebidas no ambiente". Isso ocorre para que tenhamos a capacidade de se adaptar as mudanças que ocorrem no ambiente.

Elas são para nos proteger, mas isso depende da forma que respondemos a ela. No vídeo vimos alguns exemplos.

Tristeza é uma das 7 emoções básicas (encontradas em praticamente todas as culturas a redor do mundo).

Sentimento é diferente de emoção. Sentimento é o que concluímos ao vivenciarmos uma emoção. Quando dizemos que estamos tristes estamos expressando o resultado  de uma percepção do que nos aconteceu. Ou seja, a nossa interpretação de uma situação.

Ao sentir-se triste há algo que conforme sua interpretação não está como gostaria, te afetou. Como vimos ` emoção tem relação com alteração no organismo, portanto, há alteração de ordem orgânica.

Ninguém quer sofrer! E tendemos sempre a buscar satisfação e fugir do que nos causa mal estar.

Permitir sentir a tristeza, dar atenção a ela é importante. 


Como a tristeza pode ajudar?


Ela serve como se fosse uma febre quando estamos doentes. Ninguém gosta de sentir febre, mas ela é um sinal de que algo está errado com o organismo.
Se no momento em que está triste você se permitir refletir, sobre a situação pode ajudar a encontrar uma forma de lidar melhor com a situação. 
A tristeza pode ser o que precisava para mudar uma situação não adequada.

Quem viu o filme Divertida Mente teve a oportunidade de ver a função da tristeza na vida de uma garotinha. Se no lugar da tristeza vem à raiva, tendemos a ter respostas de comportamentos agressivos e não adequados.
 

                       Ignorar não ajuda. 




Caso não vivencie a tristeza isso poderá lhe causar doenças. 

Como vimos à emoção causa mudanças no organismo. Por isso muitas doenças tem origem emocional. Caso qualquer emoção seja ignorada só poderá agravar e se tornar um sintoma físico.

Pode ter a ilusão de que "daqui a pouco ela passa". Porém, tudo indica que irá acontecer ao contrário. Ela pode crescer ainda mais.  


Como lidar?

Converse! Fale! Comunique-se. Divida! Essa é uma boa dica para que ajude a lidar com a tristeza.

No vídeo vimos como há maior ligação com pessoas que dividiram emoções negativas. 

Expresse-se.

Procure pessoas que passam ou passaram pelo mesmo problema, procure mais de uma pessoa. Cada um pode reagir de uma forma diferente para o mesmo problema.

Certamente você não é a única pessoa que passou por essa situação que te deixa triste.

Se não encontrar ninguém que te ajude, escreva. Procure grupos de apoio. Procure um profissional. Não deixe esse sentimento te dominar. Pinte ou cante.

Atenção!

Quando estamos tristes temos maior dificuldade de visualizarmos o que tem de positivo ao redor, mas é possível. Se não consegue, se tem muitos pensamentos negativos, se não consegue ter pensamentos positivos de nenhuma forma, pode ser depressão. Neste caso procure um profissional o quanto antes, depressão tem afetado cada vez mais pessoas, mas esse é assunto para um próximo texto.

Vamos nos permitir sentir. No momento em que estiver sentindo você vai refletir, vai ser difícil, vai dar vontade de chorar, chore. Aproveite seu momento de tristeza, esse momento vai te preparar para seguir em frente com maior força. Lembrando, se ficar por muito tempo triste procure um profissional. É importante sim sentir-se triste, mas dependendo da intensidade e da frequência se forem constantes já pode ser sintoma de alguma doença.

Caso ainda tenha dúvidas entre em contato comigo. Fique a vontade, pode fazer isso através do Blog no lado direito da tela ou via e-mail: joycesouza.psico@gmail.com.


Esse é um texto faz parte de um trabalho de esclarecimento, não tem fins terapêuticos.
VEJA TAMBÉM:

Dicas para melhorar a autoestima

Dependência Emocional

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica?

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário