Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Amor patológico



foto Anderson Toledo.Todos os direitos reservados.

Depois de frustrada(o) você definitivamente decide terminar. Mas, ele(a) vem renova suas esperanças com promessas e você volta cheia de esperanças que dessa vez irá dar certo.

Ele(a) já disse " não consegue gostar de ninguém"?

Você sente sempre que está sem segundo ou terceiro plano?

Tem dificuldade de se ver sem ele(a)?

Se identificou com as situações acima? São alguns sinais de amor patológico. Esse texto, vou falar do vínculo Tantalizante, teoria desenvolvida pelo psicanalista David E. Zimerman.

O nome "Vinculo Tantalizante" tem origem a história de Tântalo, personagem mitológico. 

                                                                          Imagem tirada da internet

Tântalo foi punido por roubar os manjares dos deuses. A punição consistia em padecer de fome e sede. Mesmo mergulhado até a cabeça por um lago, ao baixar a cabeça para matar a sede a água recuava. Havia árvores frutíferas que estavam próximo a sua cabeça ao chegar perto para matar a fome o fruto recuava.

É um castigo horrível não?

Esse nome foi escolhido pelo autor porque este movimento repetitivo de dar e retirar remete a este castigo sofrido por Tântalo

Dar amor e recuar, renova as esperanças e depois frustra. 

Tântalo tinha o que precisava para matar a sede a a forme muito perto dele, mas não conseguia usufruir.

Isto tem ocorrido em muitos casais, casados ou não. Amantes em que o homem sempre promete que irá terminar o casamento para ficar com ela, mas primeiro precisa resolver com os filhos entre outras desculpas, mas nunca acaba terminando o casamento para ficar com a amante. Ainda assim a amante não consegue terminar, quando diz que terminará ele renova suas esperanças, diz que agora sim conseguirá, mas que terá que esperar alguns dias e assim por anos mantém um relacionamento sem envolvimento real.

As duas partes envolvidas estão vinculadas de forma patológica.

Muitos podem não acreditar como uma mulher tão bem sucedida e madura pode estar relacionando com alguém que sempre está frustrando ela.

Em geral a mulher é quem espera por uma relação mais próxima com o homem e na esperança que um dia ele irá realmente se envolver mantém o relacionamento. É mais comum o homem não conseguir se envolver efetivamente de forma profunda com a mulher, este homem tem dificuldade de amar de verdade.

Para sair desse ciclo realmente é algo que exige muita motivação, mínima compreensão do que está acontecendo e psicoterapia. 

Considerando que uma das partes é sedutora e consegue sempre envolver seu parceiro mantendo-o sempre por perto, fica difícil pra aquele que está sendo seduzido sair desse ciclo que o faz sofrer, pois sempre tem suas esperanças renovadas para continuar na relação.

Para conseguir sair desse ciclo precisa de psicoterapia de casal ou individual. Para as duas partes é difícil mudar o comportamento. Existe um movimento psicodinâmico das duas partes para manter um relacionamento assim, é algo que é dos dois que mantém-se sempre nesta relação.

Por mais difícil que seja é possível mudar e ter uma relação mais saudável.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais? Deixe um comentário ou entre em contato comigo. É possível entrar em contato comigo através do Blog na parte direita da tela, ou no e-mail joycesouza.psico@gmail.com.



Este texto não tem fins terapêuticos. É informativo.

VEJA TAMBÉM:

Amor patológico II - O Sedutor

Dependência Emocional 

Dicas para melhorar a autoestima

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário