Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

quinta-feira, 23 de março de 2017

Indicadores de depressão

Estima-se que 350 milhões de pessoas, no mundo,  de todas as idades sofrem com esse transtorno (fonte OMS).

DEPRESSÃO

É muita gente não é mesmo??

Sintomas que em muitos casos acompanham a depressão:


Ansiedade alta




Distúrbio do Sono



Baixa autoestima



Alteração no apetite




Sentimento de culpa 




Importante não confundir

Tristeza


Tristeza é uma emoção que é despertado a partir do momento que a pessoa está passando por algum momento que não deseja e desagrada. É natural a pessoa se sentir triste quando perde o emprego, briga com alguém importante, separação afetiva, perda de um jogo entre outras situações. 
Há tristeza no quadro depressivo, mas não é somente isso. Tristeza é saudável.

Luto
Quando ocorre falecimento de alguém que se ama muito é natural estar no estado de luto, necessário para que ocorra a elaboração da perda.

Desânimo



Quando nos sentimos frustrados, perdemos um jogo importante, ou a expectativa que era grande se quebra, entre outras situações é natural que fique desanimado. Na depressão este sintoma pode ser recorrente e sem motivo aparente.


Tipos de depressão

 A Classificação Internacional de Doenças classifica a depressão por episódios depressivos leve, moderado, com e sem sintomas psicóticos. O transtorno depressivo também pode ser recorrente com episódios leves, moderados, grave com ou sem sintomas psicóticos.

Fica ligado!

Caso você ou conheça alguém que tenha dificuldade de desempenhar as tarefas diárias, redução de humor significativa que não há justificativa aparente, redução da capacidade de sentir prazer, perda de interesses e dificuldade de concentração. Existe a possibilidade de estar com depressão. Procure um profissional, psicólogo ou e psiquiatra.

As informações passadas são com a finalidade de informar, não tem fins terapêuticos  e ou diagnósticos. 

VEJA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário