Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Terapia não é uma simples conversa

É muito mais que uma conversa.





Ao olhar o terapeuta e seu paciente irá notar que há um encontro e neste encontro há um diálogo. Mas, não é um encontro qualquer.

Na terapia é assumido pelo paciente um compromisso, uma união de trabalho. Trabalho? Sim, pois o paciente participa ativamente do processo. Quando acontece a terapia quem procura precisa estar disposto a refletir, ouvir, reconsiderar, elaborar além de desabafar.

O conteúdo do paciente será tratado de forma diferente do que é tratado no dia a dia pelas pessoas. O terapeuta irá ouvir como ninguém no dia a dia ouve.

Terapia é onde é falado o que nem sempre é possível falar para alguém. Ou que é dito a todo mundo, mas não é compreendido ninguém.

O terapeuta não adivinha como se fosse mágica. O paciente precisa relatar o que sente, ou tentar descrever da maneira que puder. E o terapeuta irá ajuda-lo a interpretar o que foi dito, faze-lo refletir sobre o que foi dito. Mas, calma. Não é toda sessão de terapia que é assim. Haverá sessão que o paciente receberá conforto apenas.




Nenhuma sessão é igual a outra. Psicoterapia é um processo.

Há momentos que a terapia pode parecer um espelho para que o paciente se enxergue como nunca havia visto antes.





Nos encontros semanais o paciente tende a se conhecer melhor, percebe que para mudar algo que angustia é um processo, que não existe fórmula mágica. Entretanto, quando consegue entender o que está acontecendo com ele, consegue identificar porque tem certos sentimentos tem maior autonomia para decidir como lidar com a situação.


Lembrando que existem vários tipos de psicoterapia. Há psicólogos comportamentais outros de orientação psicanalista, outros psicodrama entre várias outras formas.

Caso tenha tido uma experiência com um psicólogo que não gostou tente outra vez. Talvez a forma que um psicólogo trabalha não seja compatível com sua forma de ser, mas poderá ter outros que você se sinta confortável.



Nenhum comentário:

Postar um comentário