Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

quarta-feira, 29 de junho de 2016

O que o psicólogo faz?

É comum o trabalho do psicólogo ser confundido com um ombro amigo, "é aquele quem dá conselhos". Ainda há confusão com psicólogo e psiquiatra. Infelizmente, muitos entendem que quem é atendido pelo psicólogo é "louco".
O objetivo aqui é esclarecer , afinal, o que o psicólogo faz?





O psicólogo seja em qual área estiver atuando (que são muitas vamos ver a seguir algumas delas) sempre está relacionado ao estudo da mente e do comportamento humano. Estes profissionais estudam de que forma cada pessoa se relacionada com o mundo. E com este estudo conseguem ajudar cada ser humano a desenvolver, melhorar suas habilidades, resolução de conflitos, melhorar seu comportamento entre outros.

São no mínimo 5 anos de formação. Um profissional sempre precisa se atualizar nos estudos porque os seres humanos estão em constantes mudanças.

Há vários formas de um psicólogo atuar uma das mais conhecidas é Psicólogo Clínico, muitos acreditam que só pessoas "loucas" que procuram este profissional. Ou que é um profissional que dá conselhos.


O que faz um psicólogo clínico?

Atuam em clínicas de psicologia, realizam psicodiagnóstico (avaliam o estado emocional e identifica se há alguma doença mental ou algum problema de comportamento). Atuam em conjunto com o psiquiatra nos tratamentos de pessoas com doenças mentais. Trabalham também com pessoas que não possuem um problema mental, mas estão insatisfeitos com alguma área da sua vida, no trabalho, casamento entre outros. Procuram ainda estes profissionais quem quer apenas melhorar a timidez para conseguir subir de cargo na empresa, por exemplo.  O psicólogo clínico faz psicoterapia, avaliação psicológica, psicodiagnóstico, elaboração de laudos e aplicação de diversos tipos de testes.

Veja mais exemplos de áreas e locais que o Psicólogo trabalha

Psicólogo Criminal: Atua na investigação de crimes. Ajudam na seleção de agentes penitenciários, na relação entre detentos e agentes penitenciários, conciliação entre detentos, faz o diagnóstico para avaliar se a pessoa tem capacidade e sanidade de responder pelos seus atos legalmente (imputabilidade), aliar memórias em julgamento e prestar atendimento de vítimas de violência.

Psicólogo Educacional:  Atua em clubes esportivos ou contratação pelo próprio atleta. Identifica fatores que interfere no processo de aprendizagem.

Psicólogo do Esporte: Identifica quais fatores psicológicos estão interferindo na atividade física desenvolvida. Ajuda o esportista a melhorar seu rendimento e promove seu bem estar emocional.

Psicólogo Organizacional: Atua em empresas. Em processo seletivos, relação empregador e empregado, receber os funcionários recém chegados entre outras funções dentro da empresa.

Orientação Vocacional: é feita pelo psicólogo. Ajuda o jovem a ter autoconhecimento e conhecer suas habilidades para ter maior propriedade para escolher a profissão de acordo com o seu perfil.

Psicólogo Jurídico: Atua nos tribunais, sistema prisional entre outros órgãos públicos. Há muitas funções desempenhadas por estes profissionais entre elas: Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, orienta a administração e os colegiados do sistema penitenciário sob o ponto de vista psicológico, Atua em pesquisas e programas socioeducativos e de prevenção à violência entre outros.

Psicologia Hospitalar: Atua nos hospitais, com o conhecimento da psicologia da saúde ajudando os pacientes.

Psicomotricidade: Auxilia pacientes na recuperação psicomotora.

Existe psicólogo trabalhando no desenvolvimento de videogame também e em pesquisas científicas.

No vídeo abaixo conta de forma ilustrativa o que o psicólogo faz.






Segundo a lei 4.119 de 1962:

"Art.13 - [...]

§ 1º- Constitui função privativa do Psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas
com os seguintes objetivos:

a) diagnóstico psicológico;
b) orientação e seleção profissional;
c) orientação psicopedagógica;
d) solução de problemas de ajustamento."

Mas, como vimos estão em muitos outros lugares ajudando de uma forma diferente, mas sempre relacionadas com estudo da mente e do comportamento humano.


VEJA TAMBÉM:

O que é Psicoterapia Breve?

O que acontece na sessão de psicoterapia?

Levanta a mão quem tem medo de ir ao psicólogo?

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário