Postagem em destaque

Porque é tão difícil procurar ajuda psicológica? Parte 3 de 3

Essa é a última publicação da série que destaca as principais dificuldades de procurar ajuda psicológica. Caso não tenha visto os d...

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Como assim psicólogo não pode dar conselho?!


É muito comum as pessoas entenderem que psicólogo é um grande aconselhador.  Esta compreensão pode levar ou não um paciente a procurar um profissional.  Existe aquele que procura por essa compreensão, por estar em um estado tão sensível e desesperador que acaba querendo pagar para alguém resolver o problema. Há aquele o qual não vai à psicoterapia porque tem muita gente que pode dar conselho sem custo.

Se você acredita que psicólogo é um aconselhador, não se sinta culpado, nós psicólogos precisamos orientar mais mesmo, divulgar nosso papel, pois ainda há muitos mitos.

O papel do psicólogo não é aconselhar. 

Através de técnicas científicas o psicólogo trabalha as queixas associadas a conflitos internos de cada indivíduo. As técnicas utilizadas na psicoterapia são muitas e tem como objetivo promover/resgatar a autonomia, autoconhecimento entre muitas associada ao crescimento psíquico.

Aconselhar não é uma técnica utilizada pelo psicólogo?

A psicologia tem muitas abordagens cada psicólogo trabalha com uma abordagem com base científica diferente e cada uma delas tem suas técnicas científicas.  Caso o conselho seja usado como técnica por algum psicólogo, este profissional, se qualificado e correto terá todo um parecer/compreensão embasada para que este movimento ocorra. Afinal, são cinco anos de formação, e ainda assim devemos nos especializar e sempre estudar, sempre se atualizar.

Em linhas gerais abaixo coloco motivos porque psicólogo não aconselha. Lembrando cada linha teórica tem suas técnicas e seus motivos para não utilizar conselho como técnica.

 1 . Pode promover a dependência. Um bom profissional da psicologia não irá promover a dependência do psicoterapeuta, ao contrário, o objetivo é que o indivíduo consiga analisar cada situação e consiga lidar com as questões da forma mais saudável possível.  A psicoterapia deve ajudar o paciente a compreender a situação, olhar de forma diferente para ela, compreende-la e assim identificar a melhor forma de se posicionar.

2.   Diminuir a capacidade crítica. A psicoterapia não é uma mágica que o paciente irá lá e o psicólogo lhe dará a solução, o psicólogo ajuda o paciente compreender-se e com isso conseguir ajuda-lo a resolver a situação atual do paciente.

3. Submissão.  O paciente pode seguir conselho repetindo um padrão de comportamento já estabelecido durante sua vida , se este padrão de comportamento está gerando sofrimento no paciente a psicoterapia não está ajudando o sujeito está alimentando um comportamento gerador de conflito.
  
 4. Se o conselho apresentar mais sofrimento e consequências ruins, o paciente sentirá no direito de cobrar do psicólogo, uma vez que a responsabilidade do comportamento do paciente será direcionada ao profissional.

Em certa situação, dependendo do paciente,  o psicólogo pode direcioná-lo com certas regras apontando os motivos a fim de esclarecer  um apontamento mais incisivo e objetivo.  Devido ao estado emocional atual do paciente e a emergência da situação. Exemplo uma pessoa muito comprometida com drogas, pode ser necessário informá-lo  de forma mais clara que certo comportamento pode gerar maior sofrimento e pode inclusive leva-lo a morte (dependendo da situação). Com o tempo o processo psicoterápico ajuda o paciente a desenvolver autoconhecimento e autonomia para decidir por si mesmo a resolução de suas questões. 

"Nada lhe posso dar que já não exista em você mesmo.
Não posso abrir-lhe outro mundo de imagens, além daquele que há em sua própria alma.
Nada lhe posso dar a não ser a oportunidade, o impulso, a chave.
Eu o ajudarei a tornar visível o seu próprio mundo, e isso é tudo."

 Hermann Hesse


Joyce Cristina de Souza Leite
Psicóloga Clínica. Especialista em Psicoterapia Breve Operacionalizada.
CRP 06/113205

Nenhum comentário:

Postar um comentário